Breaking News

Chuva Faz prefeitura acionar sirenes de alerta neste domingo


Chuva faz prefeitura acionar sirenes de alerta em áreas de risco do Itanhangá

Município entrou em Estágio de Atenção às 7h deste domingo


Domingo nublado no Rio Foto: Leitor Marcos Estrella / Eu-repórter
Domingo nublado no Rio Leitor Marcos Estrella / Eu-repórter
RIO - As sirenes da comunidade Sítio Pai João, no Itanhangá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, foram acionadas na manhã deste domingo devido à forte chuva que cai sobre a cidade. Moradores das áreas de risco tiveram que ir para os pontos de apoio previamente definidos pela prefeitura. O município entrou em Estágio de Atenção às 7h deste domingo devido à aproximação de uma frente fria que causa chuva fraca e contínua durante o dia. Segundo o Centro de Operações da prefeitura, o Estágio de Atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.
A Defesa Civil informou que registrou 13 ocorrências sem gravidade entre 5h31m e 10h30m deste domingo. Segundo dados do Sistema Alerta Rio, em apenas uma hora, entre 9h e 10h, choveu forte em vários bairros da capital fluminense. Em Piedade, a chuva acumulou 22 milímetros neste período. Em Santa Cruz foram acumulados 18,2 milímetros, e no Alto da Boa Vista, 7,4 milímetros. Também entre 9h e 10h, a chuva acumulou 16,2 milímetros no Grajaú e em Jacarepaguá, 15 milímetros no Grande Méier e 12,8 milímetros em Madureira.
Ainda de acordo com dados do Alerta Rio, em 24 horas, das 11h35m de sábado às 11h35m deste domingo, foram acumulados 137 milímetros no Alto da Boa Vista, 88 milímetros em Jacarepaguá/Cidade de Deus e em Itanhangá, 87 milímetros Jacarepaguá/Tanque. Nos bairros de Piedade, Jacarepaguá/Gajaú, Grande Méier e Tijuca, a chuva neste período acumulou entre 40 e 55 milímetros. De acordo com o Climatempo, esses volumes de chuva são bastante elevados e causaram alagamentos em vários locais da capital.
Depois de uma semana muito quente e com recordes de calor na quinta e na sexta-feira, com temperaturas acima de 39 graus, a frente fria provocou queda de temperatura na cidade. Às 10h deste domingo, os termômetros oscilavam entre 23 e 25 graus.
Segundo o Climatempo, a frente fria ainda está avançando e as nuvens mais carregadas estão sobre a região do Grande Rio. O domingo segue com muita nebulosidade e ainda chove até com moderada a forte intensidade até a tarde. No final do dia, a chuva diminui de intensidade. A máxima não deve passar dos 30 graus. Mas, a partir de segunda, o tempo vai voltar a abrir, embora as temperaturas ainda não vão subir consideravelmente.

Nenhum comentário