Breaking News

BROTAS DE MACAÚBAS LEMBRA OS 40 ANOS DA MORTE DE LAMARCA E ZEQUINHA

Brotas de Macaúbas lembra os 40 anos da morte de Lamarca e Zequinha

 |

 

REDAÇÃO

Foto: Alberto Coutinho / Secom - BA
Ex-militantes da luta contra a ditadura militar, estudantes e autoridades políticas, entre elas o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, participaram neste fim de semana na cidade de Brotas de Macaúbas, a 599 quilômetros de Salvador, das atividades que marcaram os 40 anos da morte de Carlos Lamarca e José Campos Barreto, o Zequinha. A homenagem aos militantes do movimento de resistência ao regime militar constou de um ato político, visita ao local onde eles foram executados e o lançamento de um vídeo documentário.
Considerado mártir da luta contra a ditadura, o carioca Carlos Lamarca era capitão do Exército e, em 1969, desertou para se tornar comandante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), um dos principais movimentos armados de resistência ao regime. Por conta disto, ele passou a ser considerado o inimigo número um dos militares.
Perseguido, fugiu da região sudeste do país. Ao lado do amigo e companheiro de militância José Campos Barreto, o baiano Zequinha, eles chegam à localidade de Pintada, na zona rural de Brotas de Macaúbas, terra natal do amigo. Descobertos pelos militares, eles foram caçados e mortos.

Quarenta anos depois, os moradores mais antigos da região ainda ficam receosos em falar sobre o que viram e os mais jovens sequer sabem o que aconteceu. É para resgatar a memória e buscar a verdade dos fatos que há 11 anos é realizado este encontro, organizado pelo Instituto Zequinha Barreto de Brotas de Macaúbas, em conjunto com a Diocese de Barra e as prefeituras de Brotas de Macaúbas e de Ipupiara, com o apoio do Governo da Bahia.
Para o secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, o município e a Bahia dão um exemplo ao Brasil ao buscar a verdade e a valorização dos que lutaram pela liberdade. “O que vivemos hoje é herança das lutas daquele tempo. Precisamos de mais atos como esse que trazem a memória de brasileiros de muito valor”.
Além de Albino Rubim, também participaram das comemorações o ex-ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Nilmário Miranda; o irmão de Zequinha, Olderico Barreto; Roque Aparecido, presidente do Instituto Zequinha Barreto, além do prefeito de Brotas de Macaúbas, Litercílio Junior.

Durante as comemorações também foi lançado o vídeo-documentário Do Buriti a Cristalino, sobre a trajetória de Carlos Lamarca e Zequinha Barreto. Produzido pelo historiador Reinaildo Pereira, ele trata a história das mortes de Lamarca e Zequinha como fato que marca o fim da luta armada no Brasil.
TAGS:

Um comentário:

  1. O dia em que a PE,de feira de Santana esteve em nossa cidade investigando o paradeiro de Carlos Lamarca e Zequinha,ficaram na Prefeitura em interrogatório ao Prefeito Sr.José Teotonio dos Santos Filho e nós os alunos do colégio Estadual de Ibitiara,ficamos retidos até que houvesse autorização para sairmos da escola e nos dirigir à Praça da Bandeira e como tínhamos medo daquela situação,mas tudo passa e passou,ficou a história,só não podemos deixar isso morrer na memória dos nossos jovens para que saibam que toda vitória depende de lutas.Li um livro intitulado"Carlos Lamarca,o Capitão da guerrilha",e lá um trecho do livro dizia que Lamarca estava muito doente com problemas pulmonares,então pediram a um senhor vaqueiro daquela localidade para ir até Ibotirama comprar remédio ante-inflamatório,quando o farmacéutico leu a descrição do remédio,percebeu que se tratava de pessoa com certo conhecimento biológico,como já havia desconfiança que Lamarca poderia estar na região,avisaram à policia que passou a seguir o homem que lavava o remédio e assim descobriu onde estava Lamarca deitado no meio das raízes de uma árvore que sem ter reagido,foi executado.Bem,para completar as muitas conicidência que ocorrem em minha vida,quando cheguei à S.Paulo,fui trabalhar na TELESP e o DEOPS,fazia parte da área que eu dava manutenção e eu encontrei o famoso"delegado Fleury",que logo depois veio a falecer de maneira não muito convincente.Esse delegado foi um combatente incessante do Lamarca.

    ResponderExcluir