(TIM) É ACUSADA DE DERRUBAR CHAMADAS DE PROPÓSITO
terça-feira, 7 de agosto de 2012
TIM é acusada de derrubar chamadas de propósito
Relatório
da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) acusa a TIM de
interromper de propósito chamadas feitas no plano Infinity, no qual o
usuário é cobrado por ligação, e não por tempo. A agência monitorou
todas as ligações no período, em todo o Brasil, e comparou as quedas das
ligações de usuários Infinity e "não Infinity". A conclusão foi que a
TIM "continua "derrubando" de forma proposital as chamadas de usuários
do plano Infinity". O documento apontou índice de queda de ligações
quatro vezes superior ao dos demais usuários no plano Infinity -que
entrou em vigor em março de 2009 e atraiu milhares de clientes. O
relatório, feito entre março e maio, foi entregue ao Ministério Público
do Paraná. "Sob os pontos de vista técnico e lógico, não existe
explicação para a assimetria da taxa de crescimento de desligamentos
[quedas de ligações] entre duas modalidades de planos", diz o relatório.
O documento ainda faz um cálculo de quanto os usuários gastaram com as
quedas de ligações em um dia: no dia 8 de março deste ano, afirma o
relatório, a operadora "derrubou" 8,1 milhões de ligações, o que gerou
faturamento extra de R$ 4,3 milhões. Durante as investigações, a TIM
relatou ao Ministério Público que a instabilidade de sinal era "pontual"
e "momentânea". A operadora citou dados fornecidos à Anatel para
mostrar que houve redução, e não aumento, das quedas de chamadas -as
informações, no entanto, foram contestadas no relatório da agência. A
Anatel afirma que a TIM adulterou a base de cálculos e excluiu do
universo de ligações milhares de usuários com problemas, para informar à
agência reguladora que seus indicadores estavam dentro do exigido. A
agência afirma, por exemplo, que a operadora considerou completadas
ligações que não conseguiram linha e cujos usuários, depois, receberam
mensagem de texto informando que o celular discado já estava disponível.
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