Breaking News

2ª MATÉRIA DA VISITA DR.JORGE SOLA NO VALE DO CAPÃO/CHAPADA DIAMANTINA

SECRETARIO DE SAÚDE DR.JORGE SOLO VISITA VALE DO CAPÃO: MUITA GENTE BONITA.
No Vale do Capão, comunidade do município de Palmeira, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, participou, neste sábado (10), de dois eventos simultâneos sobre saúde da população da Chapada Diamantina. Um foi o I Encontro de Gestores Municipais de Saúde no Vale do Capão e o outro o V Encontro de Profissionais de ESF. Na oportunidade, o secretário falou dos avanços da saúde, dentre os quais, a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que nos últimos cinco anos e meio saiu de 40% e já chega a mais de 63% de cobertura.

O secretário falou ainda das equipes da ESF que conta com médicos, dentistas, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, dentre outros profissionais que proporcionam uma atenção básica mais resolutiva.  Jorge Solla citou as conquistas realizadas na região, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) inaugurada em Seabra, os centros de Atenção Psicossocial (Caps) implantados nos municípios e do Hospital Regional de Seabra, já em construção, com previsão para entrega para o final de 2013, que ofertará atendimento de media e alta complexidade.
Já o modelo de parto humanizado, existente na comunidade, é uma prática que está dentro da política da Rede Cegonha, citada pelo secretário, como uma boa integração entre as práticas locais e o modelo da rede. Ideia reforçada pelo chefe de gabinete da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Washington Couto, e pela diretora de Atenção Especializada, Ledívia Espinheira, que também participaram do evento.

As atividades foram iniciadas na última quinta-feira (8) e hoje foi o seu encerramento. O público alvo foram gestores e profissionais de saúde dos municípios de Novo Horizonte, Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençois, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra e Souto Soares. Os eventos foram  uma iniciativa da Sesab, através da 27º Diretoria Regional de Saúde (Dires), da Comisssão Intergestora Regional da Microrregião de Seabra e da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Capão, tendo o objetivo de debater temas como: Saúde em Movimento, Rede Cegonha, Rede de Saúde Mental, cuidado em saúde durante o ciclo de vida, dentre outros assuntos.

Para o diretor da 27º diretoria Regional de Saúde (Dires), Braulino Peixoto, a Chapada Diamantina se destaca no cenário nacional e internacional como região de valiosos atrativos turísticos, mas também vem buscando se destacar na promoção de eventos de fortalecimento do SUS como uma oportunidade de tornar ainda mais atento o olhar governamental, possibilitando cada vez mais a sensação de ter a chapada, enquanto um lugar bom de si viver.

“Nossa intenção com estas ações é  fortalecer as redes de atenção a saúde a partir do que foi construído pelas peculiaridades Diamantinas inerentes ao estilo de vida e a maneira de buscar e cultivar saúde por aqui”, enfatizou Braulino Peixoto.

Conforme Áureo Augusto Caribe, médico da ESF, no Vale do Capão, a política local da estratégia propõe o foco no cuidado através das idades. “Que o tema transversal presente em todas as atividades nos remeta ao processo de nascimento, crescimento e morte. Uma linha do tempo para a saúde da família, ampliando os conhecimentos dos profissionais quanto às enfermidades, causas e tratamentos que implicam os processos vitais relativos à passagem do tempo sobre o ser humano”, explicou Áureo. Ele falou ainda, sobre a evolução do Sistema Único de Saúde no estado, que hoje permite mais acesso à população para ações como a realização de exames e detecção precose das doenças.fonte SESAB

























Nenhum comentário