Breaking News

A GUERRA CONTINUA: VASCO E ROMARIO


A guerra continua - por Ancelmo Gois


A 5ª Câmara Cível do Rio penhorou o passe de três jogadores do Vasco, mais cotas de TV e de patrocínio para pagamento de dívidas com Romário.

Tabulação de microdados da última Pnad, consideradas só as ocupações com mais de 100 mil trabalhadores, revela um Brasil interessante. Vendedor de loja e mercado, terceira maior ocupação em 2004 (atrás de trabalhadores agrícolas e domésticas), passou a ser o principal emprego do país em 2011. No período, foram criadas 2,5 milhões de vagas no setor.

Já os camelôs...
A mesma viagem pela Pnad, feita por quem sabe das coisas, mostra que, entre 2004 e 2011, o total de ambulantes teve queda de 31%. Quer dizer que, em sete anos, o Brasil deixou de ter 500 mil camelôs nas ruas.

Segue...
Quase todas as ocupações ligadas a atividades agrícolas também encolheram. Já o total de professores com nível superior, sobretudo na educação infantil, teve aumento significativo. Faz sentido com a política pública de diminuir o número de profissionais sem formação universitária em toda a educação básica.

A cara do Brasil...
Nesses sete anos, o Brasil mudou de cara. Entre as ocupações que tiveram aumento de renda de mais de 40%, várias são ligadas à construção civil. Algumas: entregadores (exceto carteiros), operários de montagem de estruturas de madeira, metal etc., ajudantes de obras, vendedores em domicílio, pintores de obras, atendentes de creche, acompanhantes de idosos e trabalhadores em serviços de higiene e beleza.

Nenhum comentário