Breaking News

ATRAÇÕES 'TRASH' FECHAM ANO COM IBOPE-COLUNAS DE TV


Atrações 'trash' fecham ano com bom ibope - Colunas de TV

Pegadinhas, teste de DNA, reportagens com anões e mulheres de biquínis. Quadros e produções usados à exaustão na TV nos anos 1980 e 1990 deram o tom em parte da programação de TV no Brasil em 2012, agora sob o verniz mais leve do humor. Em agosto, Geraldo Luís retornou ao horário do almoço da Record, em São Paulo, com o seu "Balanço Geral". Assessorado por um anão, um galo e, vez ou outra, mulheres em trajes minúsculos, o apresentador fez do seu caldeirão de jornalismo, serviço e curiosidades um bálsamo para a emissora, que enfrentou a dura concorrência do SBT pelo segundo lugar em audiência. Além de assegurar a vice-liderança no horário, o "Balanço Geral" já bateu o "Vídeo Show", da Globo, alcançando o topo do Ibope. No SBT, Silvio Santos, que já vinha surpreendendo o público com tiradas e comentários picantes, apostou novas fichas nas pegadinhas. O tino do "patrão" se mostrou afiado. Em 25 de novembro, levou ao ar em seu "Programa Silvio Santos" o esquete com uma menina-fantasma que assustava adultos em um elevador. O quadro se espalhou pela internet, ganhou repercussão mundial e fez com que a atração atingisse a liderança no Ibope da Grande São Paulo em vários momentos. De quebra, o apresentador revelou uma nova artista-mirim: Anna Livya Padilha. Alçada a estrela da emissora, a garota de 12 anos foi escalada para atuar na nova versão de "Chiquititas". A outro artista do SBT coube, por sua vez, a reinvenção da própria imagem. Ratinho trocou os tempos de mundo cão e barracos por vídeos do Discovery Channel, concursos, números musicais e paródias de notícias. "Nunca estive tão bem. Mesmo nos meus melhores momentos do passado, estava, de alguma forma, apelando para ter audiência. Agora, não", diz o apresentador. "Hoje os merchandisings estão todos vendidos e a audiência nos acompanha." A mudança coincidiu com um período de baixa concorrência da Record, que não emplacou apostas como a novela "Máscaras" e o reality show "A Fazenda de Verão". Puxado também pelo fenômeno de audiência de "Carrossel", o "Programa do Ratinho" se firmou como segundo lugar entre 21h15 e 22h45. Chegou a marcar 11 pontos de média no Ibope no dia 28 de novembro -cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP. "A Record acertou alguns programas e errou a maioria, e nesse horário não tem acertado. Já trocou a programação nessa faixa 49 vezes." O famigerado teste do DNA continua na produção, todas as sextas, e, para apresentá-lo, Ratinho veste até smoking. "Às vezes saem umas brigas, mas sem a porradaria do passado", se diverte. Sobre a opção de trazer mais humor e leveza a seu programa, ele diz que as pessoas chegam em casa querendo entretenimento. "Já viram noticiário na internet o dia todo." (Alberto Pereira Jr.)

Nenhum comentário