Breaking News

BLOQUEIRA É AMEAÇADA DE MORTE POR FICAR NUA PARA PROTESTAR CONTRA A DISCRIMINAÇÃO À MULHER EM SEU PAÍS


Ameaças de morte à jovem blogueira que ficou nua para protestar contra a discriminação à mulher em seu país

Aliaa: mais de 1,5 milhão de acessos a seu blog e um turbilhão de mensagens, inclusive com ameaças de morte (Foto: Kevin Ducret)
Publicado originalmente no dia 20 de novembro de 2011.
Aliaa Elmahdy tem 20 anos, estuda na Universidade Americana do Cairo e acha que a revolução popular que depôs a ditadura do presidente Hosny Moubarak em seu país natal, o Egito, em nada mudou em em relação à discriminação e à opressão que as mulheres sofrem no país, sob as diretrizes da religião muçulmana.
Para testar os limites da liberdade de expressão no supostamente “novo Egito”, postou em seu blog fotos dela própria, nua, e algumas outras imagens, inclusive desenhos, de nudez, entre as quais foto de seu namorado, Kevin Ducret.
Imagens que virtualmente em qualquer país do Ocidente passariam em branco, no conservador Egito e no mundo árabe em geral vêm causando enorme escândalo e controvérsia, a ponto de se temer que influam em favor de forças conservadoras nas primeiras eleições legislativas livres que o Egito vai realizar, no próximo dia 28.
Até o momento em que escrevo este post, seu blog havia passado de 1,5 milhão de acessos, e ela recebera um turbilhão de mensagens — muitas das quais com ofensas, xingamentos ou ameaçando-a de morte.
Da Agência EFE
Esta sequência de imagens do blog de Aliaa está entre aquelas que vêm causando enorme discussão e ameaças à jovem
As imagens da jovem egípcia Aliaa Elmahdy posando nua para a câmera correram pelas redes sociais e motivaram o debate sobre a liberdade de expressão na conservadora sociedade egípcia.
Vestindo apenas meias e sapatilhas, a moça exibe sua nudez em uma série de fotografias publicadas em seu blog, que considera ser “um grito contra a sociedade da violência, do racismo, do sexismo, do assédio sexual e da hipocrisia”.
“Tirem suas roupas e se olhem no espelho, queimem os corpos que desdenham e desprendam-se de seus complexos sexuais para sempre, antes de me lançar acusações racistas ou me negar a liberdade de expressão”, escreve Aliaa no único post de seu blog.
Nesse texto, que já recebeu mais de 30 mil visitas, a jovem também publica várias fotos de nus femininos e masculinos.
O debate gerou elogios de internautas do mundo todo, que elogiaram a coragem da iniciativa de Aliaa. Contudo, o protesto foi muito criticado no Egito, onde a nudez ainda é um forte tabu e a maioria de mulheres se cobrem com o véu islâmico ou com o niqab, que cobre todo o corpo, exceto os olhos.
Além disso, as fotos em nada agradaram aos partidos liberais, já que os blogueiros egípcios temem que os radicais islâmicos se utilizem das fotos para atacar os partidos durante a campanha eleitoral para o Parlamento em novembro.
“Os liberais egípcios serão vistos agora como se estivessem a favor do nudismo, e isso pode realmente estragar sua campanha eleitoral”, escreveu no Twitter a blogueira feminista Ruwayda Mustafah.
Aos temores dos liberais se soma o fato de que Aliaa se declara ateia em um país fortemente religioso, onde os insultos ao islã são castigados por lei. “Ignorância, injustiça, superstições e ausência de civilização equivalem ao islã”, disse a jovem ativista em sua conta no microblog.
O atual namorado de Aliaa, conhecido pelo pseudônimo de Karim Amre, foi condenado a quatro anos de prisão em 2007 por criticar o islã, ainda sob o regime de Hosni Mubarak – transformando-se no primeiro blogueiro egípcio condenado à prisão.
Depois da Revolução do 25 de Janeiro e da queda do presidente Mubarak, vários blogueiros e ativistas egípcios também foram condenados por criticar a religião islâmica.

Nenhum comentário