Breaking News

CASTELÃO ESTÁ PRONTO:CONFIRMADA INAUGURAÇÃO NESTE DOMINGO (16) COM A PRESENÇA DE DILMA ROUSSEFF


Castelão está pronto: confirmada inauguração neste domingo (16) com a presença de Dilma Rousseff



15/12/2012 - A presidenta Dilma Rousseff e o governador Cid Gomesinauguram domingo (16), às 17 horas, as obras de modernização, ampliação e reforma do Estádio Plácido Aderaldo Castelo – Castelão. Acompanhados do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, eles visitarão as instalações e descerrarão uma placa comemorativa. Às 18h30min, o cantor e compositor cearense Raimundo Fagner fará um show. A previsão é que mais de 20 mil pessoas participem da festa de apresentação do primeiro estádio concluído para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A entrada é gratuita e todos estão convidados para vestir verde e amarelo para a comemoração.

Nesta sexta-feira (14), o secretário Ferruccio Feitosa, acompanhado do assessor da Assessoria Extraordinária de Coordenação dos Grandes Eventos Esportivos do Ministério do Esporte, Joel Benin, e do coordenador do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), Daniel Lustosa, divulgaram os detalhes para inauguração da Arena. “O Castelão é a primeira Arena a ficar pronta para a Copa do Mundo, e quatro meses antes da previsão inicial. Fortaleza hoje dá um exemplo e vai mostrar ao mundo que o Brasil sabe fazer e organizar grandes eventos”, destacou o Secretário.

Segundo as informações divulgadas na coletiva, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) vai mobilizar um efetivo com 50 agentes de trânsito, distribuídos em 16 postos fixos e utilizando 08 motocicletas e 04 viaturas, além de 01 reboque em regime de plantão e 01 ambulância do SAMU. Na Central de Controle Semafórico (CTAFOR), haverá um engenheiro plantonista para acionar mudanças dos tempos dos semáforos, quando necessário. Para o acesso ao Castelão há quatro rotas de chegada: a Avenida Alberto Craveiro, Avenida Deputado Paulino Rocha, Avenida Juscelino Kubitschek e Avenida Dedé Brasil. Ressalta-se que nas avenidas o estacionamento estará proibido, com exceção da Avenida Juscelino Kubitschek. Será coibido o estacionamento nas vias de acesso ao estádio e, havendo necessidade, ao término do evento, a Avenida Alberto Craveiro terá sentido único de circulação para garantir a fluidez do trânsito.

Já a Etufor vai disponibilizar uma frota de 48 ônibus extras nos 7 terminais da capital a partir das 15 horas. E o entorno da Arena será atendido por 11 linhas de transporte coletivo (10 de ônibus e um de transporte complementar). A Polícia Militar também vai estar de prontidão fazendo a segurança no perímetro do Castelão, com 1.000 homens trabalhando desde o começo da tarde, em cerca de 20 viaturas, motocicletas e em uma aeronave do Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas).

Sobre o Castelão

Com mais de 150 mil metros quadrados de área total construída e capacidade para cerca de 67 mil espectadores, a Arena Castelão já é orgulho para o povo cearense, que ama futebol e está ansioso para conhecer o novo equipamento. As obras de reforma, ampliação e modernização da Arena Castelão envolveu recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 55 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos, que irá cobrir todas as despesas com energia, água, telefonia, esgoto e pessoal de manutenção e conservação. “Vale ressaltar que não fizemos nenhum valor adicional do valor que estava previsto inicialmente”, destaca Ferrucio Feitosa.

“Esse estádio é um orgulho para o Brasil. E ser uma das cidades sedes da Copa do Mundo é uma grande oportunidade que o Brasil vai viver. Serão 26 bilhões de expectadores e mais de 20 mil profissionais de imprensa trabalhando no evento. A imagem de Fortaleza vai ser projetada para o mundo e com isso a população ganha, o Brasil ganha pois pode ampliar suas relações comerciais, apresentar sua cultura. Serão 600 mil turistas nos visitando. E ainda fica o legado das obras de infraestrutura que estão sendo realizadas nas sedes”, analisou Joel Benin.

Após a inauguração, a Arena já sedia no dia 27 de janeiro de 2013 os jogos inaugurais, que serão as partidas entre Ceará e Bahia e Fortaleza e Sport, válidas pela Copa do Nordeste. Em junho, é a vez da nossa capital ser uma das sedes da Copa das Confederações da FIFA. A partida de estreia na competição internacional é o Clássico das Américas entre Brasil e México no dia 19 de junho, pelo segundo jogo da seleção brasileira na fase de grupos. Já em 23 de junho, é a vez da atual campeã mundial Espanha enfrentar a seleção que vai representar o continente africano e que ainda será definida. Depois, a Arena Castelão sedia ainda uma semifinal da competição. “Esse é um momento ímpar, e o Governo do Estado está servindo de impulsionador para a Prefeitura de Fortaleza na aceleração de entrega das obras que cabem ao governo municipal”, reforçou  Daniel Lustosa.

Conforme o caderno de responsabilidades da Copa do Mundo, cabe ao Governo do Estado as obras de reforma e modernização do Castelão (que será inaugurada no próximo dia 16) e as obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilho), que já estão com 20% concluídas. Ao Governo Federal, cabe as ampliações do Porto do Mucuripe e do Aeroporto Pinto Martins. À Prefeitura de Fortaleza, segundo o caderno de responsabilidades, cabem as obras de mobilidade, como o acesso ao Castelão (incluindo a calçada da Arena).

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com Informações da Secopa

Nenhum comentário