Breaking News

QUE DIA É HOJE ?


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Que dia é hoje?

Dia do Cego
O estudo da cegueira é muito antigo, porém, o uso indevido de drogas, epidemias, guerras e outros fatores acidentais à cegueira foi aumentando, exceto em períodos esporádicos de nossa história. Ebers Papyrus - A mais antiga menção de doença de olhos. Foi escrito no Egito (1.553 - 1.550 A.C.) e foi descoberto em 1.872 na Necrópole de Tebas. O livro trata da cura de doenças em geral e dá uma lista de nomes de vinte doenças de olhos. A preocupação com a cegueira deve-se ao fato de grande número de cegos no Egito, que foi chamado por Hesíodo, o país dos cegos.

Dia do Lapidador
Profissional que exerce a faculdade de lapidar, ou seja, gravar, talhar formas em pedra; lapidar também significa aperfeiçoar, por isso que lapidadores de diamantes são sempre muito lembrados à sua menor menção.

Dia do Ótico
A palavra ótica é relativa ao ouvido, ao estudo do ouvido e da audição; hoje é o Dia do Cego, será então que estamos confundindo Ótica com Óptica? O que acham?

Dia do Marinheiro
Pessoa que dirije uma embarcação, ou trabalha a bordo,sendo também aquele que serve na Marinha; também chamado de marujo.

Dia do Pedreiro
Profissional que trabalha em obras de pedra e cal, principamente em obras para construção civil.

FATOS-HISTÓRICOS

1937 Os japoneses invadiram a cidade de Nanking, na China, durante a Segunda Guerra Mundial. O

1944 Um piloto kamikaze japonês atingiu o cruzeiro americano Nashville, matando 138 pessoas

1968 O presidente Costa e Silva assinou o Ato Institucional nº 5, que dava a ele poderes absolutos e suspendia garantias constitucionais. O Congresso Nacional foi fechado

1970 Um incêndio, provocado por um curto-circuito, matou 17 operários na Volkswagen de São Bernardo do Campo, em São Paulo

1990 O líder negro Nelson Mandela e o presidente Frederik De Klerk, da África do Sul, se reuniram para uma conversa que levou ao fim do apartheid, regime de segregação racial

1994 Paulo César Farias foi condenado por falsidade ideológica. Ex-tesoureiro da campanha presidencial de Fernando Collor, PC abriu e movimentou contas fantasmas

ANIVERSARIANTES

1807 - Almirante Tamandaré Almirante (1867), participa das batalhas navais do Riachuelo, Humaitá, Uruguaiana, Curuçu e Curupaiti, na Guerra do Paraguai.

1814 - Ana Néri Primeira enfermeira brasileira, oferece-se como voluntária para a Guerra do PAR (1865) condecorada pelo Imperador D. Pedro II (1870)

1912 - Luiz Gonzaga Musico, cantor e compositor

1913 - Lu Marival Atriz de teatro e cinema (estréia em Ganga Bruta, 1933); despede-se das telas em 1943.

1977 - Fabiana Saba Modelo e apresentadora de TV

1979 - Cantor Eduardo Costa Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais. Eduardo Costa declara que é o único artista que veio do povo para a midia, enquanto todos os outros foram da midia para o povo. Além de cantor, Eduardo Costa é compositor e se auto-declara um multi-instrumentista.

Nenhum comentário