Breaking News

QUE DIA É HOJE ?


Que dia é hoje?

Dia do Esperanto
Publicado em 1887 por um jovem oftalmologista polonês, L. L. Zamenhof, o Esperanto não foi criado para substituir as demais línguas do mundo. Pelo contrário! O uso de uma língua que não dá privilégios a este ou aquele grupo de países só vem valorizar a importância das línguas nacionais na expressão de suas culturas. E é por isso, claro, que o Esperanto é internacional. Se fosse propriedade de alguém, de algum lugar, de alguma corrente ideológica, perderia sua principal característica, que o torna independente e aceito em qualquer lugar: a neutralidade.

Dia do Jornaleiro
Ir à padaria comprar pão e leite e voltar pra casa sem o jornal é como ir à Roma sem visitar o papa. O jornaleiro torna-se aquele amigo de papear diariamente.

Dia do Jardineiro
Pessoa capacitada a cuidar das plantas e de terrenos gramíneos particulares (ou públicos, no sentido de praças, como exemplo).

Dia do Amigo Secreto

FATOS-HISTÓRICOS

1939 Estreou um dos maiores clássicos do cinema mundial: ... E o Vento Levou, que acabou premiado com 10 Oscars.

1982 A Espanha entrou na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança criada em 1949, que visava manter a integridade da Europa e da região do Atlântico norte.

1992 O governo de El Salvador e os líderes da guerrilha de esquerda declararam o fim de 12 anos de guerra civil no país.

1995 A Organização das Nações Unidas autorizou a Organização do Tratado do Atlântico Norte a controlar operações de paz na Bósnia.

1995 Torcedores paulistas foram baleados, no Rio de Janeiro, depois de entrarem por engano na favela Vila João. Eles saíam do jogo Santos e Botafogo quando erraram o caminho de volta.

1996 O astro do blues B.B. King se apresentou para 85 mil pessoas no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Foi um de seus maiores shows.

ANIVERSARIANTES

1907 - Oscar Niemeyer arquiteto brasileiro. Projetou a cidade de Brasília, o bairro da Pampulha em Belo Horizonte e o sambódromo do Rio de Janeiro. É o arquiteto com o maior numero de obras construidas no mundo.

1916 - Miguel Arraes politico brasileiro.

1916 - Pe. Oscar Quevedo padre jesuíta, parapsicólogo e escritor espanhol naturalizado brasileiro.

1944 - Chico Mendes líder seringueiro, ecologista e sindicalista brasileiro. Junto com Lula funda o PT e a CUT. Ganha o prêmio da ONU em 1987 pela sua luta pela preservação ao Meio Ambiente.

1963 - Cristiana Oliveira modelo e atriz brasileira.

1969 - Adriana Esteves atriz brasileira.

Nenhum comentário