Há pouco tempo, André Rogério Bercovites Soares (PT), vereador eleito em Rio do Antônio, fez uma série de denúncias contra Humberto Célio Guimarães (DEM) e Murilo Martins (PP), eleitos prefeito e vice-prefeito do município. O parlamentar esteve na redação do Brumado Notícias nesta quinta-feira (06), ocasião em que entregou um pacote com filmagens que apontam supostas irregularidades na campanha eleitoral de 2012. Segundo André Soares, o prefeito eleito e seu vice agiram de má-fé e abusaram do poder político e econômico que detinham durante a campanha, promovendo a compra de votos na cidade.
Vereador está indignado e espera que a justiça seja feita. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
“Estou indignado pela forma como conduziram a campanha durante este ano. Temos comprovações em áudio e vídeo de que eles compraram votos. Apresentamos essas denúncias em primeira instância e eles já foram notificados para apresentarem defesa. Eu espero por justiça”, disse o denunciante. André Soares também acusa o atual prefeito, Antônio Novaes (DEM), o Zico, de ter sido conivente com as ações dos sucessores e por não gerenciar corretamente o orçamento público. “Rio do Antônio está abandonada. Não temos um sistema de saúde adequado, pois se precisarmos de uma ambulância para nos deslocarmos para outro município, temos que custear a gasolina. Estou indignado, pois o município recebe a verba da saúde, mas a mesma não é aplicada em benefício da população”, afirmou. Ainda segundo o vereador eleito, a prefeitura possui um posto de gasolina com o intuito de abastecer os carros oficiais e ambulâncias, mas durante as eleições houve desvio do combustível para favorecer os carros de campanha e de particulares partidaristas. “Estou denunciando irregularidades de campanha com uso de bens públicos e compra de votos praticados pelo senhor Célio Guimarães. Foi um verdadeiro festival de abuso de poder político e econômico”, reforçou. Dentre as várias gravações apresentadas, populares aparecem explicando como foram procurados pelos denunciados para compra de votos. Em uma gravação, uma mulher apresenta a quantia de R$ 1 mil, que teria sido recebida do vice-prefeito Murilo Martins. Por conta das denúncias, André disse que vem sofrendo constantes ameaças de morte. “Estou revoltado e tenho sido ameaçado, mas só vou parar de mostrar a verdade se tirarem minha vida. Estou até disposto a ir para Brasília vestido de palhaço e perguntar a nossa presidente cadê a ficha limpa”, garantiu. Todo o material foi apresentado na 93ª Zona da Justiça Eleitoral, em Caculé, para ser avaliado pelo juiz. Aguarda-se, agora, o final da apuração do processo.