Breaking News

SEM EXPLOSIVOS: ASSALTANTES USAM TECNOLOGIA PARA ROUBAR DINHEIRO DE CAIXA ELETRÔNICO


Sem explosivos: assaltantes usam tecnologia para roubar dinheiro de caixa eletrônico 


Um caixa eletrônico do Banco do Brasil da cidade de Jacaraú, Litoral Norte paraibano, foi violado nesta terça-feira (25). O crime foi detectado pela central em Brasília, após o sistema ser invadido por ação de hackeres.
De acordo com o capitão Alberto Filho, comandante do policiamento de Mamanguape, o gerente da agência recebeu a informação da central que um dos terminais eletrônicos tinha sido invadido por vírus instalados por um sofisticado equipamento.
A Polícia Militar foi acionada e quando chegou em frente a agência encontrou dois homens em um veículo, mas após vistoria eles foram liberados porque os policiais não encontraram nenhum indício do crime.
“Os policiais entraram na agência, mas não encontraram nenhum sinal de arrombamento, nem equipamentos utilizados para explosão. Porém, uma inspeção mais minuciosa encontramos fios do caixa rompidos e alguns equipamentos de informática deixados no local”, comentou o capitão.
O capitão ainda informou que os criminosos ‘cortaram os cabos de dados do caixa eletrônico, conectaram os adaptadores e controlaram o caixa por meio do teclado wireless. Com um Pen Drive (Sandisk) contendo vírus, os criminosos determinam que o caixa passe a liberar todo o dinheiro, como se estivesse efetuando um saque normalmente. Desta forma, não precisa explodir o caixa, e libera todo dinheiro sem qualquer problema”.
Os policiais desconfiaram dos homens e saíram em perseguição da dupla até a cidade de Montanhas, no Estado do Rio Grande do Norte. Os criminosos conseguiram fugir.
“Um caso semelhante ao de Jacaraú ocorreu no Rio Grande do Norte. Temos fotos dos homens, placa do veículo da dupla e dados pessoais deles. Vamos esperar as imagens de circuito de segurança do banco para confrontar com as nossas informações”, frisou o policial.
Foram apreendidos, um mini teclado wireless modelo VLC 02T frequência 2,4 GHz; mini hub 2.0 modelo hb 201 marca niewlink, com quatro portas de acesso ( adaptado para conexão direta para cabos de dados de caixa eletronicos) e um Pen drive de marca Sandisck4Gb.

Por Márcio Rangel

Nenhum comentário