Breaking News

CHUVA ANIMA,MAS NÃO RESOLVE PROBLEMAS


Chuva anima, mas não resolve problemas

A chuva fina que cai na região nos últimos dias atingiu todos os distritos de Feira de Santana, com maior volume nas regiões oeste de Jaguara e de Bonfim de Feira. Mas o volume ainda é baixo e de acordo com o secretário de Agricultura, Ozeny Moraes, não passou de 30 milímetros, quantidade ainda baixa para mudar a situação.
É uma chuva de inverno, que não acumula água nos tanques tampouco contribui para a recuperação dos aqüíferos da região, que baixaram muito devido ao longo período de estiagem. Mas a previsão é de mais chuva, mesmo que fina, até sexta-feira, 28, segundo institutos que estudam clima.
Ozeny Moraes salienta que por ser esperançoso por natureza, o agricultor sertanejo já se volta para as suas áreas de plantio, na expectativa da safra de inverno – não se cogita mais o milho da fogueira de São João.
O pequeno agricultor já recebeu as sementes para plantio da safra de inverno deste ano, as 105 toneladas de sementes de milho e feijão que foram distribuídos em outubro de 2012.
Eles foram capacitados de como armazenar as sementes com segurança para o plantio dos anos seguintes e o governo municipal disponibilizou este ano 4.600 cotas para o Seguro Garantia Safra. Como se sabe, o feijão e o milho são duas culturas muito exigentes com a quantidade de chuvas dentro do seu ciclo produtivo e, por isso, continua sendo risco o seu plantio.
O secretário lembra que qualquer chuva leva os agricultores ao campo, mesmo sem as perspectivas de que as chuvas caiam no ciclo das culturas por isso as perdas são grandes.
Desde 2000 foram uma ou duas safras que obtiveram ganhos acima de 50% e no restante as perdas foram acima de 50%, mas a proposta da Seagri é estimular o plantio de culturas mais resistentes a seca, como o andu, mangalô, abacaxi. Ascom/PMFS

Nenhum comentário