Breaking News

PERIGO ! BLOCO ROCHOSO AMEAÇA DESLIZAR E CAIR NA BA-148


Perigo! Bloco rochoso ameaça deslizar e cair na BA-148


Embora esteja em boas condições, com sua malha viária original aparentemente conservada e devidamente sinalizada, a Rodovia BA-148 apresenta trechos extremamente perigosos, sendo que a maior parte deles está concentrada no trecho de serra entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas.
Além dos fatores de risco já conhecidos, como alta incidência de acidentes, devido às curvas extremamente fechadas, existe agora outro perigo no segmento: os pontos onde as rochas ameaçam cair. Em alguns casos, as pedras já deslizaram pelas encostas, visto que a mais recente ocorrência foi registrada no último final de semana, por consequências das chuvas que se abateram na região.
Risco iminente
A ameaça de desmoronamento de uma pedra de aproximadamente dez toneladas preocupa os motoristas que trafegam pelo local. Embora seja impossível dizer quando ocorrerá o deslizamento, é possível dizer que o risco de acidentes com possibilidades de envolver vítimas fatais é alto, uma vez que a pedra gigante está prestes a se desprender totalmente do paredão.
No mês de setembro do ano retrasado, o professor de Geologia da Universidade Federal da Bahia, Jofre Borges, esteve visitando o local e falou ao L12 Notícias, o qual foi taxativo ao dizer que a estrada foi feita de forma inadequada, oferecendo risco aos que por ela trafegam.
“É uma estrada sem acostamento, que oferece grande risco à vida das pessoas que trafegam por aqui. Uma zona altamente propícia à queda de blocos, então a estrada não foi construída de forma adequada. Este fenômeno é classificado como área de risco, geoambientalmente típica à queda de blocos, como você pode observar a feição que apresenta as rochas, que serão facilmente desintegráveis a um evento chuvoso, recente, que provavelmente possa ocorrer. Isso pode colocar como já falei anteriormente, a vida de passageiros dos automóveis que circulam por aqui em risco” declarou o geólogo.
Até esta quinta-feira (11), o entulho que caiu da encosta ainda continuava no local. Em contato com o DERBA (Brumado), eles afirmaram que o órgão iria providenciar uma equipe para pegar o entulho.


Queda de blocos foi registrada na semana passada.

As pedras representam um perigo para quem passa pelo local.

Do L12 Notícias

Nenhum comentário