Breaking News

MAMBRA-NEGRA A COBRA MAIS VENENOSA DO PLANETA

Dendroaspis polylepis

Mamba-negra

Boca da mamba-negra


Classe: Reptilia
Ordem:Squamata
Família: Elapidae
Gênero:Dendroaspis
Espécie: Dendroaspis polylepis
mamba-negra é uma das serpentes mais venenosas e mais rápidas do planeta. É encontrada no continente africano e habita regiões de savana, colinas rochosas e florestas ribeirinhas.
A ação de seu veneno é muito rápida, em seres humanos a picada pode levar à morte no período de 20 minutos a 4 horas, dependendo da região do corpo onde o veneno tenha sido inoculado. Por exemplo, se a picada for no tórax, caso a vítima não seja medicada com soro antiofídico dentro de 20 minutos, a mesma irá falecer, se a picada for no pé esse tempo aumenta para 4 horas.
Sua velocidade é impressionante, pode atingir até 20 km/h. Normalmente, essa rapidez é utilizada na captura de suas presas e para fugir de possíveis ameaças.
A mamba-negra pode chegar a até 4,5 m de comprimento e sua coloração varia do oliva ao acinzentado.
A parte de dentro de sua boca é de cor negro-azulada, daí surgiu o nome mamba-negra.
Costumeiramente ao se sentir ameaçada procura fugir, porém quando muito irritada ergue um terço de seu corpo e abre a boca, como um sinal de aviso, e caso não seja o suficiente ela difere vários ataques contra o agressor.
Apesar de ser capaz de subir em árvores é predominantemente de hábitos terrestres. Sua alimentação é composta por aves e mamíferos de pequeno porte.
Em relação a reprodução, a fêmea põe 12 a 18 ovos.
Quanto a seu estado de conservação, não é preocupante.

Nenhum comentário