Breaking News

CINCO DICAS PARA UM RELACIONAMENTO DORADOURO


Fonte: Think Stock
Quão flexível é a sua relação? Relacionamentos resilientes sobrevivem, mesmo em tempos de adversidade, segundo Theresa DiDonato, psicóloga social e professor da Loyola University Maryland. A vida pode oferecer aos casais todos os tipos de desafios: o conflito, a infidelidade, a criança ou dificuldades relacionadas com o pai, a doença — um número inimaginável de possibilidades, sem mencionar todos os outros problemas do cotidiano e estressores normais que podem desgastar um relacionamento.
Fonte: Think Stock
Mas como fortalecer a relação em meio a tantos obstáculos? Novas evidências mostram que durante o estresse agudo, as pessoas tendem a ter problemas em promover a estabilidade no relacionamento. Hábitos saudáveis, aqueles que se tornam parte de nossa rotina e nos fazem pessoas mais maleáveis, são essenciais para manter a chama acesa. Considere as dicas abaixo preparadas pela especialista para um relacionamento de longo prazo.
1) O destino é a âncora do seu relacionamento?Pode até ser romântico pensar que o destino os uniu e que irá mantê-lo juntos, mas essas crenças podem ser obstáculos para um relacionamento satisfatório. Quando acontece algo negativo entre o casal que acredita piamente em destino, ele geralmente se separa, recusando as formas de sustentar a relação. Por isso, é melhor acreditar no crescimento — a ideia de que relacionamentos crescem quando passamos tempos difíceis juntos.
2) Você dá ao seu parceiro o benefício da dúvida?Nenhuma relação ou pessoa é perfeita, porém conseguir ver as imperfeições peculiares do seu parceiro como positivas já o qualifica para um relacionamento estável. Casais que veem uns aos outros de forma idealizada são mais felizes e tendem a ter menos conflitos e mais estabilidade no relacionamento.
Fonte: Think Stock
3) Até onde vai seu autocontrole?Quando seu parceiro faz algo que realmente te incomoda, você pode resistir a uma resposta impulsiva, ou perder as estribeiras. No entanto, manter o autocontrole é a capacidade de regular as próprias reações nesses tipos de situações, renunciando a reação em favor de uma resposta pró-relacionamento. Quem tem bastante autocontrole consegue resistir melhor à impulsividade, e responder construtivamente a um comportamento potencialmente destrutivo vindo de seu parceiro.
4) Você é grato pelas pequenas coisas?Num relacionamento duradouro, ambos os parceiros valorizam os esforços um do outro de ser ágil e fazer o seu melhor. Isso cria um ciclo de comportamentos que ajudam a manter os laços (por exemplo, positividade, confiança e gratidão do parceiro) e, consequentemente, ajudam o relacionamento a prosperar.
Fonte: Think Stock
5) Você luta continuamente para manter seu relacionamento?Pesquisas com foco em estressores da vida diária descobriu que casais duradouros são flexíveis: eles se esforçam para se adaptar a mudanças e se comportam de uma forma que ajuda a manter a relação. Por exemplo, casais flexíveis dividem as tarefas de casa, oferecem compreensão, e tranquilizam um ao outro. Não é algo que você vai fazer apenas uma vez, e sim diversas vezes numa parceira saudável.

Nenhum comentário