Breaking News

14 COISAS QUE O FRACASSO PODE ENSINAR


Quando avaliamos que cometemos um erro, inevitavelmente somos tomados pela pesada sensação de fracasso. No entanto, falhas geradas por atitudes impulsivas ou até mesmo por fatores externos devem ser vistas como lições: elas aperfeiçoam a maturidade e fortalecem a autoconfiança para que se possa "errar menos" no futuro. "Uma desilusão, uma sociedade dissolvida, um rompimento amoroso, um planejamento que foge do nosso controle são situações que nos colocam à prova diariamente", explica o psiquiatra Douglas Motta Calderoni. "Muitas habilidades em nossas vidas são desenvolvidas exatamente sobre o aprendizado com os erros", avalia. Não há prazo de validade para a velha máxima "vivendo e aprendendo". No entanto, é importante olhar para próprias falhas com cuidado para não usar a autocrítica em excesso. "A lição oferecida pelo fracasso é sempre a possibilidade de aprender com os erros para que possamos errar menos no futuro", diz a psicóloga Marisa de Abreu, ressaltando que usa a expressão "errar menos" para que as pessoas não considerem desejável a busca pela perfeição. "Como sabemos, (a perfeição) não existe e devemos aprender a conviver com o imperfeito, porém real." Ao perceber que os planos e a realidade não estão em sincronia, o ato de se dar uma nova chance pode resultar em situações melhores e ainda mais surpreendentes. "Reclamar demasiadamente e se colocar como vítima não acrescentará em nada e não mudará a situação. As coisas podem não sair do jeito esperado, e, às vezes, podem ser até ser melhores. Prepare-se para aprender com os erros e a persistir", aconselha Calderoni.
Veja a seguir as principais lições que você pode aprender com o fracasso, segundo os especialistas consultados:
1. Independência: o fim de um relacionamento, por exemplo, pode trazer sofrimento, mas depois nota-se que é possível ser feliz sem depender de uma única pessoa.
2. Ponderação: desenvolver uma análise mais apurada antes de agir por impulso ajuda, por exemplo, a para saber se você está comprando algo mais por carência afetiva do que por necessidade real.
CONTINUE LENDO »

Nenhum comentário