Breaking News

ESPECIALISTAS REFORÇAM DICAS CONTRA CÂNCER DE MAMA


Outubro Rosa chega ao fim, mas ginecologista alerta para o perigo da doença e revela como detectar o problema de forma correta
Conhecido por ser uma doença silenciosa, o câncer de mama pode ser detectado precocemente e tem cura. Para diagnosticá-lo em sua fase inicial, período em que os especialistas garantem maior sucesso no tratamento, é importante o autoexame das mamas, o ultrassom e a mamografia. Isso porque o “exame de toque” não deve ser usado de forma isolada. O alerta é do ginecologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, Dr. Fernando Moreira de Andrade.
Assim como ele, especialistas de saúde indicam complementá-lo com exame médico e outros subsidiários. “Usualmente, a mulher jovem faz ultrassom até 30 anos, enquanto a mamografia é indicada após os 35 anos, associada ao ultrassom. Entre essas idades, dependendo do caso, ambos devem ser feitos.”


A ressonância nuclear magnética (RNM) é realizada em casos mais específicos como, por exemplo, uso de próteses mamárias e antecedentes de câncer na família. “O custo do rastreamento é infinitamente menor do que a cirurgia, quimioterapia além do abalo psicológico familiar e individual”, analisa o médico. “Quando o diagnóstico é precoce, as células cancerígenas ainda não se disseminaram. Nesta hora, um tratamento adequado e completo é capaz de destruí-las, na maioria das vezes.”
CONTINUE LENDO »

Nenhum comentário