Breaking News

BONINAL E SUA HISTÓRIA


 
  
 
Casarão onde residiu o Coronel José de Souza Guedes
BONINAL, UMA HISTÓRIA QUE COMEÇOU 
NO SÉCULO XVII 
Antigamente chamava-se Freve, devido o movimento intenso de gente arranchada na beira do rio Cochó, e o vai e vem das tropas carregando mercadorias. Depois passou a chamar-se Sumidouro, pois este mesmo rio, em certo ponto desaparecia numa grande mata. No século XX ,trocou o nome para Vila do Guarani. Na década de 1940 foi denominado de Boninal, que significa campo de Bonina (Mirabilis Jalapa), uma flor perfumada de beleza singular.
Tudo começou nos meados do século XVII, quando teve início a colonização da região, numa expansão descontrolada e silenciosa, fazendo chegar levas de homens imbuídos de ambição. Foram descobertas as grandes jazidas de ouro da serra de Santana e isto era o sinal de que ali deveria iniciar "um arraial", o que era feito com muita rapidez. No local escolhido, um planalto entre as serras da Tromba e Santana, foi construída a pequena igreja com paredes e portais em pedras lavradas e em torno dela o "arraial" foi surgindo, recebendo a denominação de Bom Jesus dos Limões. Assim conta o povo, foi surgindo o arraial mais antigo da região,atualmente Piatã, pertencente na época à localidade que hoje conhecemos como Rio de Contas.

No final do século XVII já era visível o progresso do arraial. O ouro da serra atraia cada vez mais os aventureiros, bandeirantes, que saiam de São Paulo e vinham em busca de riquezas. Juntando-se a tropeiros que vinham de todos os cantos, saíram em busca dos núcleos diamantíferos, a notícia da existência deles já havia se espalhado. Começaram a andar pelas margens do rio Cochó que em determinado ponto "sumia" formando um grande pântano. Local escolhido para a construção do arraial de Sumidouro, topônimo que permaneceu até 05 de junho de 1915, quando por força da Lei Estadual número 1078 o arraial foi elevado a categoria de vila, recebendo o nome de Guarani, tendo sido governada por José de Souza Guedes. Vários intendentes que tinham mandato de dois anos a governaram, entre estes estão: Cândido Marques, Manoel Gonçalves de Araújo e Otacílio Paiva.
Com a decadência da "Febre do Ouro e do Diamante" o município de Guarani teve sua extinção através do Decreto Estadual 1947 de 08 de julho de 1931 que também determina que ele seja anexado a Bom Jesus dos Limões.O arraial Guarani, muda mais uma vez de nome, em 1944, passa a ser Boninal, devido ao fato de na região haver em abundância uma flor denominada Bonina.
Em 1961 foram tomadas as iniciativas para reestruturação do município de Boninal, que acabou por acontecer em 23 de abril de 1962 pela Lei Estadual número 1688, tendo a instalação ocorrido em 07 de abril de 1963, quando tomou posse o primeiro prefeito, Elísio Paiva
Topo

Nenhum comentário