Breaking News

RUI COSTA CONSEGUE RECURSOS PARA ADUTORA QUE LEVARÁ ÁGUA DO ZABUMBÃO PARA BOQUIRA E MAIS CINCO MUNICÍPIOS


Zabumbão levará água para Rio do Pires, Ibipitanga, Boquira e Macaúbas.
Chega ao fim a polêmica das águas do Zabumbão, barragem construída com recursos federais, iniciada em 1988 com algumas interrupções e só concluída em 1996,  a lagoa da barragem represa  76 milhões de m³ de água, seu projeto original era para servir o consumo humano e animal, não foi previsto nenhum projeto de irrigação. Com a crise hídrica iniciada em 2012, as populações da região sofreram com a oferta de água, reservatórios secaram, animais morreram, plantações perdidas.
O Governo da Bahia, entendendo que o projeto da barragem foi executado com recursos federais, não tendo finalidade original para irrigação, determinou a excursão  do SIAA (Sistema integrado de Abastecimento), que irá levar água do Zabumbão para os municípios de Rio do Pires, Ibipitanga, Macaúbas, Boquira e Ibitiara (Mucambo) orçado em  mais de R$ 168 milhões,  fonte de recursos do PAC Semiárido, a obra deve iniciar imediatamente e terá um prazo de 18 meses par sua conclusão, a CERB, será o executor do Projeto SIAA.
Segundo consta, o projeto irá beneficiar uma população superior a 47 mil habitantes, com diversos reservatórios de água, estação de tratamento e uma extensa rede de distribuição com mais de 20 mil metros, um mega projeto que poderá sanar o problema de água da micro região.
Durante a campanha eleitoral em visita a Rio do Pires, o líder político local, Valtinho, fez um pedido a Rui Costa, para construção de uma Barragem no Leito do Rio da Caixa, em palanque, o então candidato, prometeu a execução desta obra e também a execução do projeto de abastecimento de água potável. Promessa comprida, o Governo do Estado, também irá construir paralelamente ao projeto do Sistema Integrado de Abastecimento, barragem no Rio da Caixa que irá dar suporte ao Sistema e muito contribuirá para fortalecer o Rio Paramirim e seus afluentes e melhor qualidade de vida dos ribeirinhos.
Faz parte também do projeto a eletrificação rural num pequeno perímetro em torno do Rio Paramirim, para servir  agricultores que usam água para irrigação de pequenas propriedades, hoje usam o leito do Rio de forma inadequada com grande desperdício de água, com abertura de sulcos, sem dimensionamento e técnicas adequadas; como visto na imagem abaixo, desperdiçando grande quantidade de água. Além da irrigação por inundação, há mau uso das águas do Paramirim para irrigar plantação de palmas e capim. O projeto irá racionalizar o uso das águas para que possam atendem principalmente o consumo humano. (Fonte: Macaúbas On Off).


Nenhum comentário