presos ostentaçãoAgentes penitenciários apreenderam 42 aparelhos de telefone celular, cerca de meio quilo de entorpecentes e uma quantia ainda não contabilizada em dinheiro durante revista no raio 1 da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, na madrugada desta terça-feira (9).

De acordo com o Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário (Sindspen), que representa os agentes penitenciários e divulgou a ação, a revista foi realizada após o núcleo de inteligência local da unidade constatar que alguns presos haviam postado fotografias em redes sociais exibindo grande quantidade de dinheiro dentro de uma cela.

A fotografia que teria motivado a ação dos agentes penitenciários foi divulgada pelo Sindspen. De acordo com a Secretaria estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), que administra o sistema penitenciário, revistas como a realizada nesta madrugada são medidas rotineiras.

Neste carnaval, estas incursões de agentes penitenciários no interior das celas das unidades estaduais já resultaram na apreensão de outros 142 aparelhos de telefone celular, bem como chips, armas artesanais e drogas, entre outros. Um balanço específico sobre as ações durante o período de carnaval ainda deverá ser divulgado pelos órgãos que integram o sistema de segurança do estado.

Desta vez, segundo o Sindspen, a revista foi motivada pela constatação de acesso de parte dos presos à internet e às redes sociais. Uma das postagens detectadas era de uma fotografia feita com a câmera de um telefone celular na qual aparecem quase 20 detentos dentro da mesma cela.Cinco deles exibem cédulas, como as de R$ 50,00 e R$ 100,00, nas mãos. Segundo o Sindspen, os presos são dos cubículos 11 e 12 do raio 1 da PCE.